sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O NOME!!!


Assim como amigos e colegas, também tive vontade de criar um blog para expressar e compartilhar um pouco daquilo que penso, sinto e vivo. Acredito que a criação de um espaço virtual para evidenciar opiniões e alavancar discussões é um dos poucos benefícios creditados ao mundo moderno e globalizado que nos cerca.
Na simples tarefa de criar e “dar uma cara” ao novo espaço, fiquei impressionado com minha dificuldade em escolher um plano de fundo legal, uma cor interessante, uma foto e uma definição honesta de mim mesmo. Porém, nenhuma destas tarefas se compara com a dificuldade sentida na investigação de um nome para este blog. Os nomes que escolhia intercalavam-se entre a pura formalidade e a máxima informalidade, a demasiada e arrogante originalidade e o pior do senso comum, a fuga extrema daquilo que propõe este espaço e a aproximação tão evidente que retirava do blog a curiosidade e o interesse. Por vezes tive a impressão de estar criando um produto, assim como um publicitário que procura a melhor aparência através da adequada cor, imagem, letra, forma, nome, definição, etc.
Será que as pessoas que criam estes espaços passam por este mesmo dilema? Meus amigos e colegas deveriam ter falado sobre ele. Seria um grande alerta ao incomodo por mim sentido, que creio eu, advém do mundo que passei a percorrer nestes últimos três anos. Nas Ciências Sociais o contato com várias disciplinas e pensadores leva o indivíduo a um viés critico de si mesmo que percorre as várias atividades de sua vida. Neste caso, deparei-me como um marqueteiro de mim mesmo e daquilo que penso, um ser vago, buscando na cor adequada a fórmula de atração para possíveis leitores, desrespeitando e desvalorizando o apego ao conteúdo em detrimento da forma e aparência das coisas.
Contudo, consegui encontrar um nome para este pequeno espaço, ARRAZOAR. Palavra com profundo conteúdo, que expressa muito bem o meu desejo com este blog e seus possíveis leitores. Sua multiplicidade de definições (segundo o Aurélio) não prejudicou na sua escolha como nome, foi justamente isso que despertou interesse em seu uso. Multiplicidade que expressa as nuances e inconstâncias humanas em relação aos diversos problemas, temas, discussões, pensamentos, acontecimentos e opiniões de nossa realidade. Arrazoar é “expor ou defender (causa, assunto, argumento, etc.), alegando razões; censurar; repreender; arguir; discorrer; falar.” (Versão Eletrônica Míni Aurélio, 7ª Edição, 2004)
Sejam bem-vindos, vamos ARRAZOAR em conjunto. Abraços, Felipe.

5 comentários:

  1. Ainda não postarei minhas "arrazoadas", tao pouco já acordarei as críticas que em qualquer nova alvorada eu certemente me incubirei de aquí expor. Nesse momento só farão coro as palavras do "Oceano", personagem de Ésquilo em "Prometeu acorrentado",que, quando num diálogo com o apavorado "Protemeu" que proferia injurias irresponsaveis, lhe dissera: "O sábio que se faz de ingênuo, muitas vezes realiza melhor seus propósitos". Ou, para dizer "a mais", temos (e tememos...rsrs) hoje o peso das palavras e a responsabilidade de homens "privilegiados". Respeitemos-nos!
    Assim, fica aquí as "divinas" palavras do Oceano, parte instigante da tragédia grega preferida de Marx.
    Abraços ao grande amigo, de um profícuo crítico! Leandro Comodoro

    ResponderExcluir
  2. Amigo, seja muito bem-vindo a este mundo!
    Como já conversamos algumas vezes sobre a criação de um blog, faz bem! É um espaço sem cobranças externas, mas um espaço bem legal para expor sem censura assuntos e até mesmo "besteiras" que pensamos cotidianamente. Sem deixar contudo de ser uma otima oportunidade de gerar reflexoes!Quanto a dificuldade para o nome, nao tive tanto no meu caso, mas quanto ao layout da pagina, sim...um saco...
    rsrs!

    Segui-lo-ei
    Beijos
    Saudades!!!

    ResponderExcluir
  3. Escrevo para agradecer as lindas e significativas palavras de meu amigo Leandro. Após anos de diversas discussões e troca de idéias sinto-me tranquilo em dizer que tenho medo de suas futuras "ARRAZOADAS". Saudades Rapaz!!! Além disso, também agradeço as receptivas palavras de minha grande amiga Carla. Companheira de todas as horas, que sempre caminha ao meu lado. Saudades Garota!!! Abraços, Felipe.

    ResponderExcluir
  4. Felipe,

    boa escolha do nome! Mas é bem coisa de sociólogo: já precisou explicar... rsrsrs quanto ao mais, no que diz respeito ao layout, é assim mesmo... mudei várias vezes até encontrar o "meu jeito"... e, depois, mudei para o wordpress...

    seja bem vindo a este espaço..

    abraços e tudo de bom,

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Ozaí pelas boas vindas. Está aí um “blogueiro” com propriedade, substância e excelentes textos. Abraços, Felipe!!!

    ResponderExcluir